A Batalha - Do Universo Inconsciente


Espaço para discussão do livro que teve lançamento no dia 03 de Agosto de 2010. Este blog tem o propósito de mergulhar no universo temático existente na obra A Batalha. Desvendar os recônditos ambientes propostos no conjunto de idéias que permeiam essa emocionante história. Um romance filosófico, uma ficção, uma fantasia que se deseja realidade e uma realidade que se permite fantasia. Aprecie trechos do livro, textos e imagens. Sejam Bem Vindos!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Conseguimos uma nota no Jornal de Brasília!!

.
Antes de entrar nos capítulos do livro propriamente dito, uma última informação pede para ser registrada - esta é a última etapa do breve parêntese, antes de voltarmos, ou avançarmos, ao prólogo:.


Um dos diversos aspectos do livro: a importância da relação do homem com a natureza; a beleza e a força contida no canto dos pássaros, nas cores e ritmos contidos na exuberância do mundo natural, nas folhas, flores, e nos animais.


Em uma bela tarde no final do mês de maio, recebemos (na verdade minha mãe recebeu) um convite para oferecer uma entrevista ao Jornal de Brasília.

Verdade é que esse convite pode ser entendido como parte do resultado de uma vidadedicada à causa ambiental. Eu não poderia narrar esse acontecimento sem descrever, mesmo que brevemente a trajetória da minha mãe na luta pelo meio ambiente.




Minha querida mãe, a quem eu devoto profundo amor, chama-se Ivone Baracat. Essa mulher que sempre teve profunda ligação com a natureza e o meio ambiente dedicou longos anos da sua vida à causa da proteção ambiental em Brasília.

Dentre diversos desafios enfrentados, essa guerreira lutou junto ao IVV (Instituto Vida Verde) - sempre participando de audiências públicas onde o Estado insistia em desagregar o patrimônio mais importante da humanidade: o meio ambiente. Sempre com muita disposição e força, enfrentou essa batalha muitas vezes inglória (porque enfrentar o atual desenvolvimento desenfreado não é tarefa fácil). Dando a mim a oportunidade de acompanhar e participar dessa maravilhosa batalha: a luta pelo nosso patrimônio verde.

Batalhou contra a construção da segunda pista do aeroporto dentro de uma APA (área de proteção ambiental) constitucionalmente protegida. A luta enfrentada deixou claro a relação entre o judiciário, grandes empresas, as leis, e o meio ambiente. A pista do aeroporto foi construída em cima da reserva ambiental.

Lutou contra o PDOT de brasília que descaracterizava áreas de proteção de mananciais (APMs) - E nessa batalha, entretanto, parece terem conseguido êxito, todos que nessa luta se empreenderam: Até esse exato momento, o PDOT está sendo revisto, e as APMs foram garantidas: Parabéns a todos que lutaram pelo meio ambiente, pois é a sociedade como um todo que sai ganhando com tais vitórias!


Trecho do livro ressaltado na matéria


Assim, no dia 27 de maio de 2010, veio à nossa casa uma jornalista do Jornal de Brasília, chamada Mariana Rosa, acompanhada do caro colega fotógrafo Josemar Gonçalves, para realizar uma matéria sobre o Park Way (bairro existente na reserva da APA Gama Cabeça de veado, região de recarga aquífera, ou seja, reserva de água). Assim é um bairro onde não existem áreas comerciais (lojas, bares, padarias, shoppings, nada. E deve continuar assim). Sendo que vários moradores e ambientalistas (nós), cuidam pela preservação dos seus corredores ecológicos, e áreas úmidas.

De fato, a entrevista não poderia ter sido mais surpreendentemente encantadora, conduzida pela jovem, bela e perspicaz Mariana Rosa, a reportagem sobre a relação entre a vida junto, ou próximo, à natureza foi suscitando diversas questões a respeito da relação mais geral entre desenvolvimento e natureza, sobre a vida, e assim o livro foi se desenhando como uma extensão desse sentido maior que permeia a vida: a ligação do ser humano com a natureza, do planeta, tanto quanto a natureza do seu próprio ser.

A matéria, de forma magistral, conseguiu abordar todas as questões pertinentes ao ato de morar numa reserva ecológica, de forma tão sublime que o conteúdo do livro A Batalha não fez mais do que sublinhar o sentido da possibilidade e necessidade do desenvolvimento unido ao meio ambiente.

Trecho do livro ressaltado na matéria


Todas as imagens presentes nesse tópico postagem foram tiradas da matéria de Mariana Rosa, no Jornal de Brasília do dia 29 de maio de 2010.

   





Nesse período o livro ainda se encontrava em análise na Editora Objetiva (ainda está, até o momento em que escrevo). O prazo é de aproximadamente quatro meses. Contudo, enquanto aguardo a resposta, não é possível ficar parado. No próximo post entramos na primeira parte do livro propriamente dita. Parte que já está disponível no link ao lado (os dois primeiros capítulos). O objetivo almejado é o de explorar e hiperlativizar o universo sugerido e as questões propostas em A Batalha - Do Universo Inconsciente.

Obrigado a todos os amigos que têm oferecido uma grande força. Em breve, A Batalha!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário